domingo, 27 de abril de 2008


CCJ adia votação do Piso


O adiamento da votação do Piso Salarial Nacional Profissional do Magistério, nesta quarta-feira (23), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJ) frustrou os educadores apesar do pedido feito aos parlamentares para que não percam o foco na educação, como parte das atividades da 9ª. Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública promovida pela Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Os parlamentares da CCJ decidiram estudar melhor uma emenda do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) que trata da questão da paridade. Diante disso, o deputado Geraldo Magela (PT-DF) entrou com pedido de vista. Faria de Sá alegou que o projeto original não contempla a paridade salarial entre aposentados e educadores na ativa, previsto na Constituição Federal.

Lanternas altertam para uma educação pública de qualidade. Segundo o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o projeto não menciona a paridade aos aposentados uma vez que o mesmo já é claro na Constituição e uma emenda nesse sentido seria inócua. Para Leão, o adiamento vai atrasar ainda mais a tramitação e conseqüente aprovação do Piso no Congresso “Com esse adiamento todos saem perdendo: ativos e inativos”, lamentou. Já o deputado Geraldo Magela (PT-DF) informou que apresentará na próxima semana um voto em separado com um texto para ser negociado com todos os partidos e dessa forma tentar concluir o debate o mais rápido possível.
A CNTE aproveitou a audiência para distribuir lanternas aos parlamentares a fim de sensibilizá-los e não perderem o foco sobre Projetos de Lei que tramitam na casa e que tratam da valorização profissional dos educadores.
SOBRE A DRU

Audiência com presidente do Senado Um grupo de diretores da CNTE acompanhado das senadoras Ideli Salvatti (PT/SC) e Fátima Cleide (PT/RO) foi recebido pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves. Durante a audiência, o presidente da CNTE pediu ao senador agilidade na votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 93/06), de autoria da senadora Ideli, que elimina os percentuais de incidência da Desvinculação dos Recursos da União (DRU) sobre os recursos constitucionalmente vinculados à educação. Segundo Leão, ficariam liberados cerca de R$ 7 bilhões, exclusivos para investimento em educação. “Isso equivale à última arrecadação do salário-educação” afirmou. O senador Garibaldi Alves disse que o melhor momento para votação da PEC será na primeira semana de maio, após o feriado, quando haverá quorum garantido para sua aprovação. Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição, caso rejeitada, será arquivada, não havendo a possibilidade de nova votação.

Fonte: site da CNTE (www.cnte.org.br)

terça-feira, 22 de abril de 2008


O I Congresso da Juventude do PT de Itaú foi um sucesso


Aconteceu ontem 21, o I Congresso da Juventude do PT de Itaú, idealizado pelo diretório municipal do partido e a coordenação municipal de juventude. Essa é uma das etapas para realização do I Congresso Nacional de Juventude do PT, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio em Brasilia. Para realização dessa etapa, foi feita uma mobilização que envolveu dezenas de jovens de vários setores do município, que durante todo o dia de ontem debateram os dois pontos fortes do Congresso: O Brasil que queremos para juventude e funcionamento e concepção da juventude do PT.
O Evento contou com a presença de vários jovens do município, além do presidente municipal do PT, Leonildes Oliveira, e o Secretário Estadual da Juventude do PT, Eraldo Paiva.
Na oportunidade, o Presidente do PT Leonildes Oliveira, apontou a necessidade do congresso em Itaú apresentar proposições claras a cerca da forma de organização da Juventude do PT e também acrescentou a necessidade da juventude do município participar do processo político, para que possamos mudar a forma e a essência de fazer política.
Além disso, o presidente Leonildes disse que não medirá esforços, junto com a nova direção partidária, para que a juventude do município se consolide como uma força impulsionadora do Partido dos Trabalhadores.
Durante o evento foi escolhido o delegado que participará da etapa estadual e a coordenação de juventude do município que encampará esse setor do partido. Foram escolhidos para compor a coordenação municipal da juventude do PT aqui no município os jovens: Josenildo Moura, Sonaly Araújo, Roberto Magno, Ana Keyla e Max Emiliano.


Blog voltará com atualizações diária!
Após alguns dias sem atualizarmos o blog devido estarmos participando de diversas atividades em Brasília, estamos de volta e agora com atualização diária. Obrigado pela leitura!

sábado, 12 de abril de 2008

Agripino na Caros Amigos – II

Eis um dos trechos mais polëmicos da revista Caros Amigos, que traz na capa o senador José Agripino. A revista reproduziu parte da conversa entre José e aliados na época do episódio conhecido como "rabo de palha".
A Caros Amigos diz que o trecho é baseado em Laudo do Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, apontando que a voz é do então governador Agripino.
Leiam:José Agripino – Os pobres estão indecisos. É em cima desse povo que vocês têm que atuar. Com uma feirazinha, com um enxoval, com umas coisinhas. Não podemos deixar rabo-de-palha.
Iberê Ferreira de Souza (secretário) – O povo mais pobre que não se compromete, troca o voto por qualquer coisa. Botar o milho no bolso, porque sem milho não funciona.
Álvaro Alberto (financiador) – O meu jogo é aberto. Se é preciso comprar os títulos, vamos comprar. Tem que gastar dinheiro, tem que chegar com o dinheiro.
O conceito de democracia de Agripino é peculiar, não é adequado a verbete de dicionário, serve apenas a ele e seus apaniguados:– Vamos indicar uma área para vocês trabalharem e inclusive nas áreas modestas, de eleitores indecisos que são sensíveis a uma conversa e a uma negociação, que será feita por nós ou por eles. Democracia é isto!O conceito de terrorista, também:– E aí eu quero fazer um lembrete: importante não é a quantidade de pessoal, é a qualidade das pessoas, porque, se a gente traz uma mocinha, como eu vi na eleição de 82, mocinhas inexperientes, elas ocupam uma função, não dão conta do recado e perdem fácil para o comunista, o terrorista, que vai se impor, intimidar e vai ganhar no grito.
Fonte: www.dnonline.com.br

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Agripino na Caros Amigos - I

A seguir, trechos da reportagem da revista Caros Amigos com o senador José Agripino, que deu capa na edição deste mês e ainda não chegou a todas as bancas natalenses:
(...) "Apesar de ruim de urna, Tarcísio tem fama de bom administrador – sob a batuta dos generais foi presidente do extinto Ipase, Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado. Mostrou-se desde cedo um filhote da ditadura implacável, ávido pelo poder. A partir de 1975, montou uma estrutura de trabalho social preconizada pelo II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) e se fez o senhor da política estadual, indicando o primo e compadre, o médico Lavoisier Maia, seu secretário de Saúde, para sucedê-lo na chefia do governo em 1979.
Segundo José Antônio Spinelli, sociólogo e professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esse processo de sucessão deu início à montagem de uma máquina política poderosa, que ocuparia o poder por longos anos.
– Essa composição de poder vai ser extremamente receptiva aos interesses do setor econômico moderno que se consolida nos anos 60 e 70. Mas, assim como seus adversários históricos, os aluizistas, trazia a marca do velho na origem, a utilização do nepotismo como forma de se reproduzir.Por sua vez, Lavoisier indica para a prefeitura da capital o filho de seu primo Tarcísio, José Agripino Maia, 34 anos, jovem engenheiro da EIT, uma empreiteira potiguar, de sólidas ligações com governos do Nordeste.
Antes de nomeado, José Agripino prestava serviço para a EIT em São Luís, onde a empresa mantém escritório até hoje. Spinelli confirma: a indicação de quadros técnicos, jovens, ligados ao empresariado de ponta, para as capitais nordestinas, obedecia à estratégia de perpetuação do regime autoritário.
Embora dependente dos recursos e das diretrizes técnicas do governo federal, José Agripino, bom de palanque, desembarca no Rio Grande do Norte, disposto a tocar, a qualquer custo, o projeto de poder do velho Tarcísio, seu pai. Inicia em 1979 um programa habitacional que o torna popular.Natural de Mossoró, filho de pai paraibano e mãe baiana, José Agripino faz parte do ginásio em Natal, no Colégio Marista, onde estudam os filhos da pequena burguesia. Aos 13 anos muda para o Rio, onde cursa o Colégio Andrews. Gradua-se em engenharia civil e faz pós-graduação em estabilização de taludes.
Analisada friamente, a trajetória de ânsia pelo poder de José Agripino é exemplo de sucesso nas urnas: governador em 1982, na primeira eleição direta pós-1964, contra ninguém menos que Aluízio Alves; e novamente em 1990, em disputa com o primo Lavoisier Maia (o mesmo que o nomeou filhote-prefeito em 1979); e depois senador por dois mandatos.
Texto extraído do Diário de Natal - coluna de Carlos Magno

terça-feira, 8 de abril de 2008


Projeto implanta internet banda larga em escolas públicas
O governo federal lança hoje (8) o projeto que vai permitir acesso rápido à internet (conexão em banda larga) a todas as escolas públicas urbanas do país. Trata-se do Programa Banda Larga nas Escolas, elaborado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com as operadoras, e que deve beneficiar cerca de 55 mil escolas de ensino básico até 2010.A solenidade de lançamento ocorre às 11h, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros das Comunicações, Hélio Costa; da Educação, Fernando Haddad; e da Casa Civil, Dilma Rousseff;. Também participam o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, e dirigentes das operadoras Brasil Telecom, Oi, Telefônica, Sercomtel e CTBC.Fonte: Agência Brasil

sábado, 5 de abril de 2008




Agricultores(as) familiares demonstram confiança no novo sindicalismo



O novo sindicalismo praticado na região, com vários resultados concretos, vem recebendo o apoio dos Agricultores(as) familiares dos municípios.A questão da previdência social é também uma das prioridades que vem sendo trabalhadas pela entidade. Segundo João Batista, o principal desafio é realizar um trabalho para que todos os agricultores(as) familiares tenham seus direitos previdenciários assegurados. Uma das medidas adotadas é o cadastramento do(a) agricultor(a) familiar na previdência no ato da sua filiação ao Sindicato.Esta semana a concessão da primeira aposentadoria por idade encaminhada pelo sintraf-Oeste repercutiu positivamente na base. “Além deste já concedido, temos mais de 70 benefícios para serem encaminhados ao INSS. Isto prova que o Sintraf-Oeste tem trabalhado para melhorar a vida do(a) Agricultor(a) familiar”, diz o Presidente João Batista.

INSS concedeu o beneficio de imediato
João ainda informa que diretoria do Sintraf-Oeste já se reuniu com o diretor do INSS em Pau dos Ferros e em breve estará se reunindo com o de Apodi para agilizar os encaminhamentos dos benefícios previdenciários.


Novo modelo de sindicalismo é destaque na regiãoDentro do processo do novo sindicalismo que está sendo trabalhado pela Fetraf/RN, a criação do Sintraf-Oeste contribuiu de forma gigantesca para a construção de um novo modelo organizacional da região, inclusive já sendo considerado como experiência modelo em todo Estado e servindo como discussão para outras regiões.FundaçãoO Sintraf-Oeste (Sindicato Regional dos Agricultores(as) familiares de Severiano Melo, Itaú, Taboleiro Grande, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste e Riacho da cruz), foi criado no dia 08 de dezembro de 2007 por ocasião da realização do I Congresso regional da Agricultura familiar, ocorrido em Severiano melo. Em torno de 400 agricultores(as) Familiares oriundos destes 06 municípios, formaram o corpo de delegados ao congresso e que deliberaram pela criação do Sindicato. O processo de discussão do Sintraf-Oeste durou 02 anos, pelo fato de ser o primeiro no Estado e também por ter uma abrangência regional.
Congresso de Fundação do Sintraf-Oeste Na última reunião da fetraf, discutiu-se a criação de outros Sintraf’s regionais, principalmente nas regiões do Vale do Açu e no entorno de Campo grande.MetaSegundo o sindicalista, João Batista, a primeira meta do Sintraf-Oeste foi desenvolver várias atividades voltadas para a formação, priorizando a questão da identidade do novo sindicalismo, que consiste na participação efetiva do(a) agricultor(a) familiar nas decisões da instituição e, sobretudo, na prática da produção agroecológica.Ações do Sintraf-OesteHoje o Sintraf-Oeste está totalmente legalizado e habilitado para desenvolver diversas políticas públicas. Algumas já estão em andamento, como:Habitação- Habitação, onde já temos 14 casas (10 em Severiano Melo e 04 em Itaú) em processo de construção e mais 115 cadastros oriundos dos municípios da base, que já estão na Cooperhaf/RN para serem aprovados;Cisternas de placas- Mobilização de famílias para a construção de 135 cisternas de placas do programa P1MC, além de outras que foram mobilizadas em parceria com o FUMAC para a construção de outras 80 cisternas;Conab- Organização dos agricultores(as) familiares para a compra da produção pela Conab;Feira- O Sintraf-Oeste conseguiu uma verba de R$ 30.000,00, advinda do Programa Territórios da Cidadania, que será destinada a construção da feira agroecológica do Município de Severiano Melo.
www.soudopt.blogspot.com