quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Conselho Municipal de Educação de Severiano Melo pede afastamento em massa

Durante assembléia realizada no dia 29 de setembro no CCI, todos os integrantes do Conselho Municipal de Educação do município de Severiano Melo, pediram desligamento do cargo que ocupava no referido conselho. Diante de tais fatos, vários comentários circulam no município, sendo alguns deles verdadeiros e outros sem fundamentação alguma.
Assim, uma pessoa que prefere não ser identificada colocou um comentário na caixa de recados do nosso blog, esclarecendo alguns pontos que o chama de "MITO DA CAVERNA", o qual colocamos na íntegra...

Veja o comentário na íntegra:

O Mito da Caverna
No seu livro VII da República, Platão narra o Mito da Caverna, também chamada de Alegoria da caverna. Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade. Para ele “livre é quem pensa” e aquelas pessoas que resolvem fechar a sua mente para o conhecimento vive acorrentados em uma caverna vivendo as sombras do que é dito por aqueles que vivem fora da caverna.

Assim, podemos perceber que é somente através do conhecimento, sabedoria e persistência que consegue, sair da caverna e enxergar o mundo em nossa volta.
Para a nossa tristeza, percebemos que infelizmente muitas pessoas preferem viver nessa escuridão, acorrentados e odiando a luz do esclarecimento, e por isso se torna alienada e passa a assumir uma postura anticidadania, antiética, antidemocrática, passando a ver só o seu lado e pior a criticar os que buscam sair da caverna.
Por que estou dizendo isso? O fato é que muitos criticaram a posição assumida pelo Conselho Municipal de Educação de Severiano Melo/RN, de se afastar definitivamente das suas representatividades. Para muitos, assumimos uma postura de fraqueza, para outros de covardia e talvez outros tristeza ou alegria.

Mas é facil falar de assuntos que não conhecemos e tão pouco queremos conhecer. Para esclarecimento de toda a comunidade Severianense passarei a explicar os motivos desse afastamento em massa do CME. (Conselho Municipal de Educação).
Quando entramos no Conselho tinhamos como principal objetivo, estudar, obter conhecimento para que pudessemos junto com a comunidade severianense proporcionar o que há de melhor em educação. Que todos os trabalhadores da educação pudessem trabalhar de forma mais satisfatória, prazerosa, onde pudessemos dar aulas com alegria e que juntos pudessemos elevar o IDEB do município. Não só isso, mas também, que os nossos alunos pudessem conhecer e exercer sua cidadania de forma participativa e justa.

Mas esses ideais foram ofuscados pelo egoísmo, indivudualismo e o pior, pela falta de conhecimento dos que preferem passar a vida inteira sofrendo, no lugar de está contribuindo para que a educação do município fosse bem melhor.

Para a nossa maior tristeza, alguns que poderiam tar nos defendendo, e que se juga um defençor social, passaram a desconjurar o nosso protesto por entregar as nossa representatividades. Nos deixa mais triste ainda, alguns colocarem a culpa só na nossa Secretária de Educação, usando-a como bode expiatório de toda uma conjuntura, que todos somos culpado por a nossa educação não melhorar significativamente.
Pois diante disso, podemos nos interrogar: Cadê os nossos queridos professores? Cadê os nossos queridos pais? Cadê os nossos Vereadores? Cadê o Poder Execultivo? Será que a culpa por todos esses atropelos que vem sofrendo o nosso município é culpa só da Secretaria de Educação.

A verdade é que o nosso Conselho foi usado de má fé, alvo de desapreço, desrespeito, falta de apoio do poder Executivo no que tange as tomadas de decisão do conselho. E que diante das injustiças que vimos e de outras que mencionamos na Assembléia geral no dia 29 de setembro no CCI, sabe os motivos do protesto e do afastamento do Conselho. Para a nossa tristeza alguns que não foram a reunião, distorceram as coisas e passaram a idéia errônea de que estávamos lutando por objetivos egoístas.
Para mim, esses precisam sair um pouco da caverna e ver como a luz do conhecimento do trabalho digno que merece cada um desses membros que dedicaram tempo, esforço, muitas vezes enfrentado seus familiares para defender o que consideramos ser melhor para a Educação das nossas futuras gerações. A todos esses, merecem elogio e não um sinal de fraqueza, pois como explicado, para os que estavam na Assembléia, ficaria muito difícil defender o nosso direito, se tinha duas Leis que a nosso ver geraria inconstitucionalidade do nosso trabalho.

Apelamos para que um dia passamos juntos sair da caverna, e buscar o conhecimento, a luz para que possamos validar a justiça, a ética, a cidadania que tanto ansiamos.

Alguém interessado no esclarecimento dos fatos.



Nenhum comentário: