sábado, 6 de junho de 2009

Casa de um dos beneficiários do Programa no município de Itaú

Ex-canditato a vice-prefeito de Itaú presta esclarecimentos sobre construção de casas

ITAÚ - O ex-candidato a vice-prefeito da cidade de Itaú, o senhor Leonildes Basílio, procurou ontem a GAZETA DO OESTE para esclarecer uma matéria publicada neste diário no último dia 2, na qual teve seu nome citado.

"Faço uso do direito de resposta que me é assegurado pela Constituição Brasileira para tecer alguns esclarecimentos acerca da matéria publicada neste jornal, na edição desta terça-feira, no Caderno Cidades, datada de 02 de maio, unicamente em respeito aos meus alunos e às pessoas que gostam e admiram o trabalho realizo", disse.

Leonildes segue destacando que acredito que seria fundamental todos conhecerem o projeto para em seguida propor juízo de valor, "principalmente porque nunca peguei em recurso público para construção de casas; não tenho e nem tão pouco terei a pretensão de utilizar os projetos conseguidos com muito esforço e suor, penalizar beneficiários e/ou não utilizar prerrogativas fundamentais como transparência e a honestidade".

Segundo ele, as quatro unidades habitacionais citadas na matéria anterior foram conseguidas através de um projeto, que é hoje referência nacional, executada pela Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPERHAF). Esse projeto executa essas unidades habitacionais utilizando 5.000,00 reais através do Programa de Subsídio a Habitação (PSH) do governo federal e 2.500,00 como contrapartida do governo do estado, totalizando 7.500,00 reais para cada unidade habitacional, sendo que desse valor 6.300,00 para materiais e 1.200,00 para mão de obra. Todo esse recurso sai diretamente do banco para a empresa que forneceu o material e para o pedreiro que o construiu, não existindo atravessadores. "Então, não tem como pessoas conhecedoras do processo de construção das casas, virem a um veículo de comunicação e se referir ao coordenador de habitação local, como responsável por receber recursos, ademais que todos os materiais constantes na relação cedida pela COOPERHAF, terem sido entregues na íntegra, inclusive com assinaturas de todos os beneficiários nos referidos protocolos de entrega das mercadorias.

Além disso, reafirmamos que a COOPERHAF já alocou recursos para construção de mais 14 moradias no município, e como sempre faremos de forma responsável, dialogada e transparente, como sempre o fazemos", declara.

"Outro fato observado na matéria é que colocaram o beneficiário Ozório Bento da Silva, como meu primo, inverdade, apenas quiseram caracterizar apadrinhamento que não existe. A escolha das famílias beneficiadas são feitas através de reuniões no Fórum de Articulação das Entidades, tornando-se assim, uma decisão coletiva. Por fim, espero que as pessoas passem a olhar primeiramente para suas ações, antes de tentar denegrir a imagem de pessoas que construíram sua credibilidade com muito trabalho e responsabilidade. Trabalhamos pelo povo de Itaú, com firmeza, responsabilidade e compromisso público", frisa.

O vereador Arivan Alves Brasil, também citado na matéria publicada no último dia 2, acompanhou Leonildes na visita à GAZETA DO OESTE para fazer alguns esclarecimentos.Segundo ele, a Controladoria Geral da União (CGU) nunca esteve em sua residência entrevistando ele ou sua esposa Antonia Lucivânia Almeida Cavalcante conforme foi noticiado na matéria."Minha esposa não recebeu o benefício do Bolsa-família e nem tão pouco consta na relação de beneficiários do programa. Então, venho mostrar para a população local que sou um vereador que tem as mãos limpas, e que, comentários ou matérias dolosas a minha personalidade nunca me atingirão, pois uso da responsabilidade e do compromisso de sempre defender o povo pobre do meu município com muita honestidade e respeito", declarou.


Matéria publicada no Gazeta do Oeste - www.gazetadooeste.com.br

Nenhum comentário: