quinta-feira, 30 de abril de 2009

Asa discute com MDS construção de cisternas em escolas rurais


Hoje, acontecerá mais uma reunião mensal da asa microrregional na cidade de Patu. O evento foi confirmado ontem pela coordenadora do Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais – P1MC, para essa região a assistente social Lívia da ong Terra Viva, unidade gestora do programa. A pauta do encontro será voltada para apresentação da Credioeste-sol e a temática da água.
De acordo com representantes da asa potiguar há uma discussão da Asa nacional com MDS para desencadear um programa de construção de cisternas em escolas municipais rurais. Essa idéia conta com o apoio da AP1MC (Associação Programa Hum Milhão de Cisternas Rurais). Há um indicativo que já no próximo Termo de parceria que está sendo negociado, o MDS libere recursos para construção de 300 cisternas de 50 mil litros para essas escolas.
O Ministério do Desenvolvimento Social procedeu um levantamento junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e há, aproximadamente, 300 escolas no semi-árido brasileiro sem acesso à água. Segundo Edson da Asa potiguar a idéia consiste em construir cisternas de 50 mil litros nas escolas (média de três unidades por UGM); capacitar professores/ras e merendeiras e também a construção de cisternas domiciliares (de 16 mil litros) em toda a comunidade onde a escola está inserida.
“Essa é uma proposição que está sendo gestada e, ao nosso ver, será algo muito interessante pois envolve, mais ainda, as escolas nessa construção coletiva de implementações de convivência com o semiárido é aumentar o quantitativo de pessoas que pensem e atuem nessa questão”. Assegura Edson.

Nenhum comentário: