terça-feira, 25 de março de 2008



Federação dos Municipais realizou reunião estratégica
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN) realizou, neste sábado (15) reunião ampliada de sua Direção e Sindicatos filiados. O evento reuniu dirigentes da entidade e várias lideranças sindicais de diversas regiões do estado, Leonildes Oliveira (SINDSERPIS), Vilma Viana (SINDISFRAN), Zilca Nunes (SIND. ÁGUA NOVA), Antonio Neves ( Sind. de Caicó), João Bosco ( Sind. de Apodi), Marilda e Francisco Assis ( SINDSERPUM) dentre outros, que se encontram para discutir as questões do movimento sindical em relação a esfera municipal.
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM) é uma entidade que tem como princípio a defesa intransigente dos direitos de seus associados e a concepção de um sindicalismo de classe e de luta, autônomo e independente.
Com oito anos de existência, a FETAM/RN atua organizadamente numa base sindical de 72 dos 163 municípios do Estado, inclusive sindicatos regionais, como é caso do SINDSERPIS – Sindicato Regional que envolve o município de Itaú e Severiano Melo. A FETAM conta atualmente com um quadro de mais 30 mil servidores organizados. Do ponto de vista da ação sindical concreta, o centro das preocupações da FETAM/RN está na manutenção dos direitos e conquistas trabalhistas e sindicais, na defesa do PCCS unificado para todos os municípios, na constituição do regime próprio de previdência municipal capaz de honrar seus compromissos previdenciários e na construção de um projeto de qualidade e gestão no serviço público, baseado na negociação coletiva.
A reunião foi realizada na sede do Seminário Santa Terezinha em Mossoró, onde durante todo o dia foram discutidos temas extremamente relevante para a categoria dos servidores públicos municipais. Foi deflagrada durante a reunião, a organização da Campanha Salarial Unificada – 2008 que tem como organizadores os sindicatos municipais de base, a FETAM e a CONFETAM – Confederação dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal. Essa campanha ganhará as ruas de diversas cidades do estado que conta com entidade sindical.
Nos Municípios de Itaú e Severiano Melo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINDSERPIS, estará realizando essa campanha no início do mês de abril nas câmaras municipais, com presença de diversos servidores públicos. Como pauta de reivindicação, o Sindserpis estará lutando pela criação do PCCS unificado para todos o servidores; reformulação do Plano de Cargos dos professores de Itaú – onde há uma defasagem salarial; existindo complementação de salário para se chegar ao mínimo, enquanto outros não recebem tais complementações; aumento salarial compatível com o aumento de receita do fundeb dentre outros.
A reunião serviu também para a diretoria da Federação marcar o planejamento anual da entidade, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio na cidade de Caicó, onde na oportunidade a FETAM-RN, realizará um ato em praça pública.

Nenhum comentário: